quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Direitos Humanos


O Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que a educação é um direito de todas as pessoas e tem por objetivo o pleno desenvolvimento da personalidade humana e o fortalecimento do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.

A escola tem uma grande responsabilidade ética na implementação desse documento, que é fruto de um pacto internacional consolidado em 1948 no âmbito da Organização das Nações Unidas. E os educadores comprometidos com a justiça social e com a construção da cidadania e da democracia devem considerar seus princípios na organização do trabalho educativo.

A construção da democracia exige desenvolver uma cultura de direitos humanos, buscando a formação de pessoas ativas e críticas, conscientes de seu papel social e atuantes eticamente e politicamente.

Compartilhando tais pressupostos, o Programa Ética e Cidadania pensa que o Fórum Escolar de Ética e de Cidadania pode ajudar cada comunidade a implementar ações que levem à justiça social e à formação ética e cidadã das futuras gerações. Atuando nessa direção, cada comunidade trará sua contribuição para a construção de uma nova sociedade, que condena as mais diversas formas de exclusão social.

O conhecimento e reconhecimento dos direitos e deveres aludidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como a luta cotidiana por seu cumprimento, fazem parte da construção dessa cultura de direitos humanos. Estudar a trajetória desse documento, assim como sua situação atual no Brasil e as perspectivas futuras, será um dos eixos fundamentais deste programa.

Temáticas sociais como segurança, violência, seguridade social, meio ambiente, moradia, saúde e políticas públicas também estarão no foco das indicações bibliográficas e estratégicas.

Enfim, os recursos didáticos, textos, vídeos e materiais que comporão este módulo do Programa Ética e Cidadania visam instrumentalizar os membros do fórum na formação ética, social e política de todos os membros da comunidade escolar, na expectativa de que os trabalhos desenvolvidos se irradiem para a comunidade externa à escola.


http://mecsrv04.mec.gov.br/seif/eticaecidadania/index.html



15 comentários:

Somos as professoras Indiamara,Jadna,Janete e Joelma disse...

Olá colegas,muito bem,seu blog foi efetuado com sucesso e ficou muito bom.
Vocês aprenderam muito bem.
Beijos amigas.

CIDADANIA disse...

Parabéns pelo blogs.

E.E.B.CAMPOS VERDES disse...

Oii meninas, o blog de voces ficou legal...parabens

Japão: País Gigante em Tecnologia disse...

Uma pessoa sim,faz a diferença!
Beijos Tátinha e Giovane,

Unknown disse...

Nunca descrimine ninguém pois você pode ser descriminado também.Todo mundo tem o seu direito não importa ser branco ou negro velho ou adolescente e criança.

Unknown disse...

na minha opiniao todos os seres humanos tem direito de ir e vir e seus direitos respeitado por todos ha sua volta;;;; alan e renata dizen;;;

Unknown disse...

qualquer pessoa pode faze a diferensa e so querer

Unknown disse...

nao sou eu nem vc que faz a diferença mas sim
nós todos
bjs linda...

Unknown disse...

devemos tratar os outros como queremos ser tratados ou seja com respeito.

Unknown disse...

Todos nós temos direitos,sem discrição de raça nem cor,e somos nós que devemos começar a colocar em pratica.

Somos as professoras Indiamara,Jadna,Janete e Joelma disse...

Oi amigas, seu blog ficou muito legal. Parabéns.

Unknown disse...

O artigo XXVI da Declaração Universal dos direitos humanos diz que a educação é um direito de todos e a escola tem uma grande responsabilidade em fazer valer o que está escrito neste documento.

CIDADANIA disse...

Ser cidadão, realizar os direitos e os deveres. Mais quais são os nossos diretos e deveres? È direto matar uma pessoa? É dever estudar todos os dias? Vamos voltar um pouco na história. No ano de 1948 a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz em seu artigo primeiro que "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Além disso, segundo a Declaração, todos devem agir, em relação uns aos outros, "com espírito de fraternidade". ( fonte: www.mec.gov.br).
Então de acordo com ONU todos nascemos livres e iguais em direito e deveres. Então a educação é um direito de todos nós, ou seja, toda criança tem direito a educação que exige ao mesmo tempo o dever de estudar de ir pra a escola, o mesmo se da para o direito a vida que implica em dever de não matar, o mesmo se da para o da liberdade, o dever de não escravizar e assim por diante, ou seja, temos que lutar pelos nossos direitos, mas também temos que exercer nos deveres de cidadão, temos que exigir respeito mais também respeitar as opiniões do nosso próximo. Parabéns aos meus colegas Prof.ª Raquel e Suzana, por expor esses assuntos para os alunos para que eles aprendam a lutar pelos seus direitos e realizar os seus deveres de cidadãos brasileiros.
Abraço , Fabio

Escola de Educação Básica Marechal Luz disse...

Nossas ações, nossa maneira de viver irão mudar o mundo para melhor ou pior, só depende de nós mesmos.

ALCORREACAMARGO disse...

Oi. colegas estou aqui para dizer q vcs são professores e funcionários do mais alto gabarito, competência entre outros...abraçooo